segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Conhecendo Mary Kay Ash

Ao longo dos anos, muitos empreendedores de sucesso se destacaram, mas nenhum como a legendária Mary Kay Ash. Mesmo sem estar presente entre nós desde 2001, suas palavras de sabedoria e lições de vida continuam inspirando e sendo uma fonte de motivação em todo o mundo. Ela foi responsável por um marco incomparável no mercado corporativo americano e por oportunidades para milhares de mulheres. Mary Kathlyn Wagner nasceu em 12 de maio de 1918 e cresceu em Houston no estado do Texas. Aos sete anos, ela já cuidava de seu pai que se encontrava muito doente, enquanto sua mãe trabalhava 14 horas por dia em um restaurante. Mary Kay cozinhava, limpava, ganhou troféu em datilografia e debate; foi a grande campeã de vendas de cookies (biscoitos) sobre todas as alunas da Girl Scout em eventos para a escola. “As palavras da minha mãe foram o tema da minha infância”, dizia ela. “Elas estiveram comigo durante toda a minha vida: Você pode”. Sozinha, criou seus três filhos e dedicava parte de seu tempo estudando em uma faculdade local - até que um teste de aptidão lhe mostrou grande habilidade para vendas.

Depois de sua decisão em empenhar-se completamente na área de vendas na Stanley Home Products, uma empresa de venda direta para produtos para casa, ela iniciou sua trajetória de sucesso começando por sua meta de venda semanal escrita no espelho de seu banheiro. Com três agendamentos para demonstração por dia, ganhou tantos prêmios de vendas, que precisou comprar uma caixa para guardá-los em seu armário. Na empresa chamada World Gift, quebrou ainda mais recordes em vendas, onde se tornou Diretora Nacional de Treinamento. Entretanto, sob um mundo corporativo masculino onde seus companheiros de trabalho eram promovidos com o dobro de seu salário, tomou novas decisões em sua vida. Depois de 25 anos trabalhando em empresas de venda direta, ela decidiu se aposentar. Aposentada em 1963, para ela trabalho e crescimento são as mesmas coisas. Em uma semana, começou a escrever um livro sobre como deveria ser a evolução de uma carreira para as mulheres. Após terminar o livro, ele se tornou o plano de marketing para a empresa ideal de seus sonhos. Depois de comprar a fórmula para um produto de cuidados com a pele que ela sempre utilizava, Mary Kay, com a ajuda de seu marido para operacionalizar seu negócio, passou a recrutar amigas para serem consultoras de beleza independentes para a nova empresa. O sucesso foi uma questão de tempo.

O primeiro produto anunciado era um kit básico para tratamento da pele contendo quatro produtos de cuidado para a pele e uma base. Os primeiros produtos de maquiagem incluíam uma paleta rosa com cinco tons para os lábios e olhos, blush, máscara para cílios e lápis para olhos e sobrancelhas. Em seu primeiro ano as vendas alcançaram US$ 198 mil. Em 1964 a cor rosa se tornaria um ícone dos produtos da marca MARY KAY®.

Também neste ano, a empresa iniciou uma tradição: os famosos Seminários. O primeiro começou mais como uma festa familiar do que uma grande festa de gala que é nos dias de hoje. Mary cozinhou frango para mais de 200 revendedoras da empresa que comemoraram com muita alegria o primeiro aniversário da
MARY KAY®. Hoje em dia essas celebrações do Seminário são produções espetaculares realizadas em mais de 30 países, onde mais de 100 mil integrantes da força de vendas independente participam anualmente do evento para receber treinamento, motivação e reconhecimento por parte da empresa.


Pensamentos de Mary Kay Ash


"Não imponha limites a si mesmo. Muitas pessoas se limitam àquilo que elas pensam que conseguem fazer. Você pode ir tão longe quanto a sua mente deixar. O que você acredita, você pode realizar!"


“Você é realmente maravilhosa e quando Deus criou você, Ele tinha um lindo plano para sua vida. Ele sabia que Ele tinha criado em você as habilidades e talentos necessários para seu sucesso. Ele plantou em você a semente da grandiosidade. Você pode ser tudo que se propuser a ser. Pode escalar qualquer montanha que você quiser. Acredite em você. Tenha fé em você mesma. Procure e trabalhe suas melhores qualidades. Acredite nisso: diariamente você se torna o melhor que você pode ser.”


"Coragem é a arte de fazer as coisas com competência, independente de nossos medos e temores, superando a dificuldade que julgamos existir. Coragem é ter força, sensibilidade e visão ao assumir compromissos na vida, pois este será um comprometimento inabalável, simplesmente por você saber que está fazendo a coisa certa."


“O que você pode fazer – ou sonha que pode – comece agora. A coragem contém um pouco de poder e mágica. Se concentre nas suas metas e a sua mente expandirá. Comece e o trabalho se completará.”


"Nunca se dê por vencida, pois você nunca sabe se a próxima tentativa será aquela que vai realmente funcionar. Por muitas vezes você se verá rodeada de adversidades, mas não importa o que for, nunca desista. O sucesso é o resultado certo para aqueles que não se dão por vencidos. Eu me lembro da coragem necessária para perguntar à décima pessoa se ela deseja se tornar uma Consultora de Beleza ou agendar uma Sessão quando as últimas nove disseram não. Se essa décima pessoa disser que 'sim', nada poderá detê-la a seguir adiante! Por isso o sucesso é uma inspiração."


"Um dos segredos do sucesso é se recusar a deixar que adversidades temporárias nos derrotem."


"Se você pensa que você pode, você pode. E se você pensa que você não pode, você está certo."


“Aprendi a imaginar um cartaz invisível pendurado no pescoço de cada pessoa, com os dizeres: faça com que eu me sinta importante! Eu sempre faço isso e nunca deixo de me surpreender com a reação positiva das pessoas. Se eu tivesse que dar aula no primeiro ano de um curso de administração de empresas, faria com que cada aluno tivesse esse cartaz pendurado durante todo um semestre. No fim do semestre e pelo resto das suas vidas eles imaginariam que todas as pessoas com as quais se encontram também têm um cartaz desses. Não tenho dúvida que os relacionamentos que eles vão ter com seus cônjuges, amigos, colegas e clientes serão maravilhosos!”

“Definitivamente, o maior patrimônio de uma empresa são as suas pessoas. Não faz diferença se ela produz carros ou cosméticos. Uma empresa é tão boa quanto as pessoas que a formam.”

“Precisamos de líderes que agreguem valor às pessoas e à organização que dirigem; que trabalhem pelo bem dos outros e não só para obter ganhos pessoais, que inspirem e motivem, em lugar de intimidar e manipular, que convivam com as pessoas para conhecer seus problemas e que tenham confiança em deus para poder resolvê-los e que tenham uma norma moral que aponte na direção certa, sejam quais forem as tendências.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário